quarta-feira, 30 de abril de 2008

Bull Terrier

Quando este cão é bem treinado, fica muito amigo do seu dono, e não tende a “perder a cabeça”. Infelizmente existem muitos donos que treinam este bom animal para ser agressivo. Este animal tem um bom sentido de humor, mas precisa de ser treinado com dureza, senão ele não será tão obediente como desejado (ninguem quer ter um amigo que não o ligue nenhuma). Grande lutador, adora atacar animais pequenos (como o seu arqui-inimigo: o gato). Pode-se tornar num bom cão de guarda se for bem treinado.

Boxer


Pelo menos cinco raças participaram na criação do Boxer: o Bullenbeisser (mordedor de touros), o Baerenbeisser (mordedor de ursos), o Brabanter da Bélgica, o Dantzinger da Polónia e o Bulldog Inglês.
Os Bullenbeiasers (há quem o defina como a sua versão moderna) eram famosos no país germânico desde a Idade Média. Eram provenientes duma população de dogues existente na Alemanha, Bélgica, Países Baixos e no leste de França, descendentes dos chamados "Cannis ursiturus", (cães de urso) e "Cannis porcatoris" (cães dejavali), e utilizados nessa época como cães de agarre. Foi seleccionado mais pela sua funcionalidade que pela sua beleza, uma vez que tanto era utilizado para a caça de grandes presas, como na guarda do gado bravo, assim como "espectáculos" de lutas contra os touros. Crê-se que a as suas origens poderiam estar nos Mastins Alemães importados da Inglaterra.
O Brabante da Bélgica, tal como o Dantzinger, era um cão menor, ágil e rápido. De cor dourada, era utilizado como condutor nas manadas e em alguns lances de caça maior. Cortava-se-Ihes o rabo e as orelhas quando eram jovens.
E, por último, o Bulldog lnglês (do tipo antigo), um pouco maior e mais pesado que o Bulldog moderno, que chegou à Alemanha a partir de 1820.
Alguns historiadores e cinófilos sustentam a teoria de que Presas e Alãos Espanhóis, tal como o Dogue de Bordéus, também deram sangue para o projecto racial do Boxer.

Bulldog Americano

Por ser uma raça essencialmente de trabalho, os Bulldog Americanos são muito mais caracterizados pelos seus aspectos de trabalho e temperamento, do que por questões de estética. Assim, vários tamanhos, colorações e aspectos são permitidos pelos padrões existentes. Em resumo, trata-se de uma raça de grande porte, que necessariamente deve passar a impressão de um cão alerta e poderoso, com peito amplo e cabeça grande e pesada, observando-se a proporção com o tamanho do corpo. O focinho deve ser quadrado e relativamente curto (de 2 a 4 polegadas), e as pernas são fortes, com ossatura pesada e musculosas. As cores aceitáveis são o branco, o branco/tigrado, e o branco/caramelo. Cães totalmente coloridos não são aceitos, assim como cães com "jarrete" e cães com cabeça pequena (em relação ao corpo). Mesmo em cães brancos, a ponta do focinho (nariz) necessariamente deve ser preta.

Doberman

Veloz, ágil e muito resistente, o Dobermann, de origem alemã, é um cão policial ideal para proteger residências de moradores que viajam muito. Isso ocorre porque, diferentemente das outras raças, ele tem fôlego para passar horas correndo de um lado para outro no jardim, protegendo todos os pontos da casa. Outra característica que colabora com a defesa do lar é a flexibilidade e a velocidade do Dobermann, o que contribui para o sucesso de perseguições e pulos espetaculares. Quando o dono está em casa, no entanto, o Dobermann gosta de estar junto da família e protegê-la quando necessário. É capaz de sacrificar a própria vida para proteger o proprietário. O sentimento de medo não existe para essa raça, que ataca sempre que se sente ameaçada. Por ser um cão desconfiado 24 horas por dia, o criador de um Dobermann deve ficar atento quando levar convidados para casa. Pois o cão pode se sentir ameaçado e atacar o visitante. Ao adestrá-lo, o dono deve ser firme e enérgico, deixando os limites bem claros para cão. Após o nascimento de um Dobermann, o filhote demora cerca de dois meses para começar a dar sinais de seu futuro temperamento. Assim, no momento da compra, o criador que busca um cão de guarda eficiente deve ficar atento aos movimentos do cãozinho. É preciso observar se o filhote busca a bolinha arremessada, sinal de obediência e agilidade, e se ele demonstra curiosidade e atenção ao barulho de uma chave, por exemplo. Em relação aos tratos higiênicos, o Dobermann não é um cão de "frescuras". Com um pêlo liso e duro, não exige freqüentes banhos e escovações. Sua pelagem, sempre brilhante, pode ser encontrada em preto, marrom e azul, sempre com marcas ferrugem.

Pastor Alemão

Suas origens remotam ao Paleolítico, época em que os homens, durante as caçadas, eram acompanhados por matilhas selvagens que se alimentavam dos restos de alimentos na região da Turígia. Depois, no neolítico, com a criação de ovelhas, os alemães necessitavam de um cão forte e de movimentação rápida acompanhada de um mínimo gasto de energia, além de uma inteligência excepcional, para proteger o rebanho de animais selvagens ou invasores, e impedir que o próprio rebanho destruísse as plantações. Para essa função foi criada toda a família de cães pastores. Durante 3 mil anos, os alemães foram aprimorando seus cães de pastoreio ninhada por ninhada, até a seleção
definitiva, em 1882, por Max von Stephanitz. O Pastor alemao é uma raça de cães de guarda. É muito rápido, agil, forte e preparado, sendo considerado um dos cães mais inteligentes. Foi considerado 3 vezes o melhor cão para se adestrar. Um dos maiores cães de guardas na segunda guerra mundial recebeu a alcunha de 'el diablo' (o diabo, em português). Devido a sua popularidade é comum encontrar ninhadas sem pedigree, o que é um alto risco para o comprador, que pode adiquirir um cão com desvios de temperamento - desde o mais dócil ao mais agressivo. A compra de um cão equilibrado e com a máxima garantia de sucesso só é segura se com pedigree.

Rottweiler

O Rottweiler figura entre as raças mais antigas. Sua origem remonta à época dos romanos, onde foi criado como um cão de guarda e boiadeiro.
Esses cães imigraram com as legiões romanas através dos Alpes, guardando homens e tocando o rebanho. No
s arredores de Rottweil, eles se encontraram com os cães da região. Houve, então, uma miscigenação. A tarefa principal do Rottweiler voltava a ser a condução e a guarda de grandes rebanhos, de grandes animais e a defesa do seu dono e seu patrimônio. Ele recebeu esse nome por causa da antiga cidade de Rottweil: Rottweiler Metz-gerhund (Cão de açougueiro de Rottweil).
Os açougueiros criaram esta raça por pura exibição, sem qualquer utilidade para ele. Assim, no decorrer do tempo, este cão de passeio passou a ser mais utilizado como cão de tração. No início do século, quando se pesquisaram diversas raças para a função policial, o Rottweiler também foi avaliado. Em pouco tempo demonstrou ser extraordinariamente adequado às tarefas do serviço policial.
Por esta razão, no ano de 1910, foi oficialmente reconhecido como um cão policial. A criação do Rottweiller pretende um cão forte, preto com marcações em marrom avermelhado, claramente definidas, que, apesar do aspecto geral massudo, não deve prescindir de nobreza, sendo altamente indicado como cão de companhia, proteção e utilidade.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Pitt Bull

A origem da raça remonta ao Século XIX. Em 1835, o parlamento inglês proibiu o esporte chamado bull baiting, um jogo sádico em que Bulldogs eram usados para atacar touros trazidos à arena (com a discutível intenção de amaciar-lhes a carne). O cão atacava o touro, evitando coices e chifradas, agarrava o seu nariz ou orelha, e segurava-se até que o touro caísse. Os súbditos e a realeza da época procuravam diversão, procurando distrairem-se da violência e das doenças de seu tempo comparecendo a esses espetáculos sangrentos. Felizmente, a opinião pública forçou o governo a tomar uma medida.
Uma vez que o bull baiting foi banido, os criadores que apreciavam a rudeza, coragem e tenacidade dos buldogues voltaram sua atenção para a criação de cães para a briga (ou rinha). Com o tempo passaram a se diferenciar em raças, tais como o Staffordishire Bull Terrier, o Bull Terrier, o Irish Staffordishire Bull Terrier e o Pit Bull(que não tinha um padrão para estética, mas sim em termos de temperamento).
Posteriormente, esses cães migraram para os
Estados Unidos como cães de quinta e guardas de fronteira. Os cães do tipo físico Terriers do tipo Bull foram reconhecidos pelo UKC em 1898, sob o nome de American Pit Bull Terrier. Em 1902 a raça passou a ser reconhecida também pela ADBA, o AKC, nao reconhece o APBT como raça, por ela ainda, em alguns países, ser um cão de luta.
Hoje em dia o Pit Bull é muito polêmico. É constante o noticiário de ataques de cães desta raça em nível mundial. Ainda assim, há os que defendam que sua real face é a de um cão dócil, leal e equilibrado, baseado em suas experiências pessoais e no verdadeiro temperamento da raça, que sofre desvios diariamente, devido a cruzas indiscriminadas, assim como várias outras raças.