quarta-feira, 30 de abril de 2008

Boxer


Pelo menos cinco raças participaram na criação do Boxer: o Bullenbeisser (mordedor de touros), o Baerenbeisser (mordedor de ursos), o Brabanter da Bélgica, o Dantzinger da Polónia e o Bulldog Inglês.
Os Bullenbeiasers (há quem o defina como a sua versão moderna) eram famosos no país germânico desde a Idade Média. Eram provenientes duma população de dogues existente na Alemanha, Bélgica, Países Baixos e no leste de França, descendentes dos chamados "Cannis ursiturus", (cães de urso) e "Cannis porcatoris" (cães dejavali), e utilizados nessa época como cães de agarre. Foi seleccionado mais pela sua funcionalidade que pela sua beleza, uma vez que tanto era utilizado para a caça de grandes presas, como na guarda do gado bravo, assim como "espectáculos" de lutas contra os touros. Crê-se que a as suas origens poderiam estar nos Mastins Alemães importados da Inglaterra.
O Brabante da Bélgica, tal como o Dantzinger, era um cão menor, ágil e rápido. De cor dourada, era utilizado como condutor nas manadas e em alguns lances de caça maior. Cortava-se-Ihes o rabo e as orelhas quando eram jovens.
E, por último, o Bulldog lnglês (do tipo antigo), um pouco maior e mais pesado que o Bulldog moderno, que chegou à Alemanha a partir de 1820.
Alguns historiadores e cinófilos sustentam a teoria de que Presas e Alãos Espanhóis, tal como o Dogue de Bordéus, também deram sangue para o projecto racial do Boxer.

Sem comentários: